Dicas

5 Vantagens da Comida Picante para a Saúde

A comida picante não deixa ninguém indiferente. Se por um lado há quem não suporte uma refeição picante, pela sensação de desconforto que lhe deixa na boca e no próprio metabolismo, por outro há quem seja um apreciador indefectível deste sabor mais exótico.

Independentemente do gosto de cada um está cientificamente provado que existem vantagens da comida picante para a saúde, melhorando a imunidade, reduzindo o risco de algumas doenças e, também, sendo bom aliado na perda de peso.

A grande responsável por estes benefícios é a capsaicina, presente em todos os alimentos do género Capsicum, como a malagueta, pimenta caiena, entre outros.

Esta substância é a responsável pela sensação de picante, sendo que quanto maior for a quantidade de capsaicina que uma malagueta tiver, mais picante ela será.

5 benefícios da comida picante:

  1. É um forte analgésico

A capsaicina, ao ser ingerida, provoca a libertação de endorfinas, que são potentes analgésicos naturais.

  1. Melhora o sistema imunitário

As malaguetas, piri-piri e pimenta são ricos em vitamina A e C que estimulam o sistema imunitário, melhorando as defesas do corpo.

  1. Ajuda a perder peso

A comida picante aumenta a temperatura corporal (termogénese), e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias.«

  1. Previne doenças cardiovasculares

O piri-piri tem propriedades anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial. Para além disso tem propriedades vasodilatadoras, o que ajuda a regularizar a tensão arterial.

  1. Melhora o humor

Alimentos picantes aumentam o nível de seratonina e endorfina, que nos fazem sentir mais felizes e relaxados.

Por isso, caso não seja adepto da comida picante, talvez estes benefícios o façam ganhar coragem para experimentar este paladar tão estimulante, presente na culinária de vários países.

Comece por adicionar um pouco de molho picante aos pratos que já confeciona para se ir habituando ao paladar e a pouco e pouco, apimente um pouco as suas refeições e melhore a sua saúde.

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *