Dicas

Chutney: de Lamber os Lábios

Apesar da grande maioria das pessoas pensar que o chutney é uma “invenção” inglesa, este é original do norte da Índia.

A sua designação deriva da palavra hindi chatni que significa lamber os lábios (referência ao gesto que se faz quando se come algo delicioso). É um molho avinagrado cujo sabor varia entre o doce e o ácido, podendo ser mais ou menos condimentado e picante.O chatni indiano original é feito com fruta (manga, coco, banana), malaguetas, especiarias e ervas aromáticas num líquido ácido como vinagre ou sumo de tamarindo.

Tradicionalmente é servido como acompanhamento de caris e como molho de pratos de carne e no passado era apenas servido em ocasiões especiais, como casamentos.

Os chutneys podem ser feitos com ingredientes crus, para consumo imediato, ou cozinhados, onde se tornam numa forma de conservação de alimentos. Existe uma variedade enorme de formas de fazer chutney, consoante a zona da Índia e os alimentos da época.

Esta receita foi levada para a Grã-Bretanha durante o século XVII e tornou-se numa forma de preservação de alimentos muito popular, e característica da gastronomia britânica.

A partir do século XIX, começou-se a produzir de forma industrial, sendo exportado da Índia para a Europa. Hoje, o chutney é um molho popular por todo o mundo, acompanhando tanto pratos indianos, como pratos modernos onde se cruzam sabores de várias culturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *