Bebidas · Dicas

Como Nasceu o Molho Inglês

O Molho Inglês, ou Worcestershire Sauce, deve o seu nome à cidade e região de Inglaterra onde foi criado em 1840. Os seus autores, os químicos John Wheeley Lea e William Henry Perrins criaram esta receita para responder a uma encomenda de Lord Sandys. Este queria recriar o sabor de um molho indiano que teria provado durante a sua viagem a Bengala.

Para tentarem reproduzir o dito molho, Lea e Perrins misturaram vinagre, melaço, sal, tamarindo, alho, cebola e anchovas. No entanto, o molho não agradou a Lord Sandys, ficando esquecido em barris. Ao fim de uns meses, Lea e Perrins voltaram a experimentar o molho cujo sabor, ao que parece, tinha melhorado substancialmente e começaram a comercializá-lo. Ainda hoje, o molho é envelhecido por 18 meses antes de ser engarrafado.

O molho inglês é usado para realçar sabores. Pode ser usado para temperar ou em marinadas. Liga muito bem com carnes. O famoso cocktail Bloody Mary leva molho inglês e sumo de tomate, na sua composição. Diz-se que este cocktail herdou o nome da rainha Maria Tudor, cujas perseguições contra os protestantes lhe valeram o nome de “Bloody Mary”.

Receita de Bloody Mary

Indicadores de Preparação:

Tempo
5 Minutos
Dose
1 Pessoas
Dificuldade
Fácil
Custo
Médio

Ingredientes:

  • Vodka 75 ml;
  • Sumo de Tomate 100 ml;
  • Sumo de Limão 1 Colher de sopa;
  • Molho Inglês 6 gotas;
  • Sal e Pimenta  à descrição.

Preparação:

  1. Molhar o rebordo de um copo de “long drink” com o sumo de limão, passar por sal e reservar;
  2. Juntar no copo misturador todos os ingredientes;
  3. Servir com gelo e decorar com um talo de aipo e um gomo de limão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *