Dicas

Dieta Mediterrânea: Saúde Milenar

A dieta mediterrânea é conhecida como uma sendo uma fonte de saúde e equilíbrio, e uma das mais saudáveis do mundo.

No entanto, é difícil encontrar uma única definição de dieta mediterrânea, pois esta baseia-se nos diferentes hábitos alimentares dos países à volta da bacia do Mediterrâneo. Mas há, sem dúvida, uma série de padrões alimentares comuns a todos eles, que tornaram esta dieta famosa pelo mundo inteiro.

Entre esses padrões temos o elevado consumo diário de produtos vegetais, nomeadamente hortícolas, leguminosas, fruta, e o consumo de cereais pouco refinados e do azeite.

Estes alimentos estão fortemente associados a uma maior longevidade e a uma menor incidência de doenças como o cancro, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade e doenças neuro-degenerativas (Parkinson ou Alzheimer).

Um dos ingredientes fundamentais da dieta mediterrânea, ao qual nem sempre se dá o merecido destaque, é o vinagre.

Este, não só é popular tempero culinário, como também possui propriedades medicinais, reconhecidas há milhares de anos. Conta-se, por exemplo, que Hipócrates, na antiga Grécia, tratava doentes com vinagre diluído em água.

A sua baixa acidez confere-lhe propriedades antibacterianas e desinfectantes. Para além disso, está comprovado que o consumo de vinagre ajuda a evitar o aparecimento da diabetes, pois a sua ingestão contribui para a redução do nível de açúcar no sangue.

Existem, também, estudos, que revelam a influência do vinagre balsâmico (este menos utilizado na gastronomia tradicional portuguesa) na diminuição da tensão arterial e do colesterol. Como o vinagre acentua o sabor dos alimentos e outros temperos, permite, também, reduzir a quantidade de sal aos cozinhados, o que traz grandes vantagens em termos de controlo de tensão arterial e outros problemas cardiovasculares.

Os antioxidantes presentes no vinagre de vinho tinto também são benéficos para a saúde, pois protegem as células da oxidação, quando expostas a substâncias como, por exemplo, o fumo do tabaco. Sendo o azeite, igualmente, uma grande fonte de antioxidantes, a combinação do azeite com o vinagre é uma dupla de peso no que diz respeito à protecção contra doenças do coração e cancro.

Outro vinagre, cujos benefícios para a saúde são largamente conhecidos, é o vinagre de sidra. Este é rico numa série minerais como cálcio, magnésio, ferro, e especialmente potássio, com propriedades que ajudam a diminuir dores reumáticas, trânsito e intestinal e prevenção de algumas doenças, como a diabetes.

São, assim, incontornáveis os benefícios do vinagre para a saúde, e este é, sem dúvidas um ingrediente fundamental numa mesa que se queira de hábitos alimentares mais saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *