Dicas

Molho Harissa: da América do Sul ao Norte de África

Se há tempero que nos remete ao Médio Oriente e ao Norte de África, esse tempero é o molho harissa, usado para temperar carnes e em pratos tradicionais do norte de África e Médio Oriente, tais como couscous, húmus, tagines, entre outros.

Os ingredientes do harissa variam consoante a região e país, mas a sua receita base inclui: alho, sal, azeite, sementes de coentros e alcaravia, cominhos e menta, havendo variedades que chegam a levar 40 especiarias diferentes na sua composição. E claro, fundamental no harissa, a malagueta, que lhe dá o sabor tão característico.

Pensa-se que terão sido os Portugueses e os Espanhóis que tenham levado a malagueta da América do Sul para as suas colónias e praças no Norte de África. A maioria dos molhos harissa são vermelhos, devido ao pimentão vermelho e ao tomate desidratado presentes na sua composição, mas também existem harissas verdes, cuja base é feita com pimentos verdes e ervas aromáticas, e até mesmo harissa rosa, que leva folhas de rosa como um dos ingredientes base.

2 Comentário(s) sobre Molho Harissa: da América do Sul ao Norte de África.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *